terça-feira, 16 de abril de 2013

Em Troca De Nada

Durante muito tempo estive sempre lá, quase lá... Conseguia avistar o meu sonho, conseguia cumprimentá-lo, mas nunca lhe tinha tocado. Parecia que, por mais que esticasse o meu braço, nunca conseguiria chegar lá. E depois, quando estava mesmo quase a tocar-lhe, quase a sentir-lhe o seu cheiro, a sua espessura e todas as suas caraterísticas, defeitos e qualidades, ele escapava-se. Era como se nada daquilo que eu fizesse fosse suficiente para o alcançar. Deprimia-me, revoltava-me. Sempre quis tanto isto, de uma forma tão intensa e emotiva  Eu trabalhava tanto para lhe conseguir tocar, para lhe poder beijar a face em vez de só o cumprimentar ao longe... E cada vez que não o agarrava, por algum motivo, eu chorava. Ficava triste, mas, nem por um único segundo, pensei disistir. Havia sempre algo em mim que me convencia a tentar, a tentar mais uma vez. Mesmo que ouvisse "não" tantas vezes quantas perguntei, eu mantinha a cabeça erguida... Afinal, era e é o meu sonho.
Não sinto que seja mais que ninguém da minha idade. Sou uma miúda normal, que gosta de coisas normais. Nunca quis ser cabeleireira, nem veterinária. Desde que me lembro, sempre quis ser escritora. Ah, e quando eu tinha vergonha de dizer isto alto? Sentia-me estranha, talvez diferente das outras pessoas da minha idade. "Escritora? Tu?" Riam-se. Nunca fora algo em que muita gente acreditou. Compreendo-os, nem eu própria acreditava. Mas aqui estou eu. É dia dezasseis de abril e, daqui a menos de um mês, irei ter um livro publicado, tal como eu sempre sonhei.
E é disso que este texto se trata. De alcançarmos os nossos sonhos. De nunca desistirmos independentemente das adversidades. Se eu consigo, qualquer um de vós, estimados leitores, conseguirá. Um livro... Um livro chamado "Em Troca De Nada". Devo-vos um especial agradecimento. Foram vocês, muitos de vós, que me fizeram acreditar que conseguiria. As vossas visitas assíduas, os vossos comentários...
É uma sensação realmente incrível quando alguém me diz que chorou a ler algo que escrevi, ou que simplesmente se identificou com o descrito. Saber que consigo transmitir os mais pequenos sentimentos, saber que consigo dizer-vos aquilo que, normalmente, de mais profundo guardo em mim... Fez-me acreditar. Fez-me desejar cada vez com mais força. E aqui estou eu.
Dia onze de maio, pelas cinco horas, no Hotel EuroSol, em Leiria, a minha cidade, farei a sessão de lançamento do meu primeiro livro.
Obrigada. Por aquilo que sabem que fizeram e por aquilo que possam achar mais insignificante. Nunca estive tão feliz na minha vida. Agora eu consigo tocar-lhe, desfolhá-lo. Este livro é o meu sonho e aquilo por que mais lutei na minha vida.







19 comentários:

  1. Perfeito!Teu blog é lindo, parabéns!
    Vem conhecer o meu:
    leiakarine.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O meu pai mandou agora o teu blog pois é amigo do teu e quis logo vir espreitar aquilo que escondias no meio das tuas palavras. Contudo, as tuas palavras ajudaram a que chorasse de alegria por um sonho teu concretizado que neste momento é o meu. Sei o que é o que estas a sentir porque s verdade é que isso também me acontece. Ter pessoas que chorar com uma passagem feita por nós é algo verdadeiramente assombroso.

    Lá estarei e obrigado por me teres dado mais coragem para continuar a escrever porque embora eu tenha esse sonho de publicar, tudo passa pelo amor que tenho à minha companheira escrita. Eu escrevo para quem quiser ler, tal como tu... Aliás, como diz J.K. Rowling : a história vive se existir alguém quem ouve (adaptado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem erros porque escrevi no telemóvel.

      Eliminar
    2. olá!!!! conhecemo-nos??? foste muito querido, obrigada! Ainda bem que vais estar presente, assim podemos conversar!! Beijinhos e continua a escrever!

      Eliminar
    3. Não sei se nos conhecemos ou não, o facto é que Leiria é pequena e a tua cara não me é estranha haha!
      Tens aqui um bocado de mim ;)
      »http://olhoscastanhoscomlinhas.wordpress.com/
      » http://diogosimoeswrite.wordpress.com/
      https://obaterdocoracao.wordpress.com/dia-dos-namorados-carta-de-amor-de-jake-para-laura/
      ;)

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Francisca, bem nem sei por onde começar, talvez dizendo que a tua apresentação/lançamento de um grande sucesso, que obviamente é merecido e iras ter. Quero começar por dizer, que ainda não lendo o livro, com a palestra em si que decorreu hoje, conseguis-te mostrar que eu vivo numa vida quase perfeita, sem problemas, enquanto, à milhões, talvez milhares de casos de bullying, de pessoas que são maltratadas, de pessoas que mereciam melhor, vi que estavas nervosa, mas acredito que no teu lugar não tinha conseguido tomar a tua posição, estives-te muito bem, sempre formal, com momentos de descontracção conseguis-te por o público à vontade, e acho que mais que ninguém mereces isto, mereces ter todo o sucesso, mereces ser conhecida, era só isso, ah, e espero estar na proxima apresentação que realizares, quero que tenhas toda a sorte possível, que podes contar sempre comigo, foi a melhor apresentação que alguma vez presenciei, parabéns e continua com o teu ''poder''. Pessoas hulmides mais facilmente fazem história, e com humilde que és, acredito que tenhas defeitos, mas és humilde, és trabalhadora, és uma vencedora, e mais que ninguém mereces isto, e tudo mais que vais conquistar, eu acredito em ti.

    ResponderEliminar
  5. Olá!! Gostei muito da tua palestra, vou arranjar o livro e depois digo-te o que achei...
    Visita o este blog, é recente!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!! És das Caldas? Ainda bem que gostaste! Podes comprar o livro aí na escola até sexta-feira, basta ires à biblioteca :) vou lê-lo agora! Beijinho

      Eliminar
    2. Sim... Vou ver se consigo ir lá até sexta arranjar o livro... e obrigada por leres!! Beijinho

      Eliminar
  6. ola! sou do crdl e gostei muito da tua apresentação( mesmo eu não ser do 10º). és muito bonita, simpática e atenciosa. tu apresentas-te com uma naturalidade e num grão de facilidade fantástico para uma rapariga da mesma idade que eu. estou fascinada não só por teres escrito um livro da tua idade mas também da tua maneira de falares das coisas, quer dizer a forma com apresentaste. gostei de te "conhecer" espero que continues a escrever e que edites mais livros mesmo não sendo o teu emprego mas sim um Hobi, e que os vás apresentar nossa escola!! xau kiss
    ass:angela mateus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá! obrigada! és muito querida!!!!! espero voltar-te a ver e espero que gostes do livro! beijoca

      Eliminar
  7. Ola, sou das caldas, e gostei muito da palestra, fiquei muito feliz por la teres ido e por ter pudido "conhecer-te". Vou claro comprar o teu livro porque fiquei curiosa sobre ele, e quero mesmo muito le-lo, vou compra-lo claro e depois digo o que achei vai ser maravilhoso claro! Podias me dizer só quando custa o livro sff? Mt Obrigada e continua... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá!!! obrigada. ainda bem que gostaste! o livro custa 11 euros e até esta sexta feira podes adquiri-lo na tua biblioteca! depois diz-me o que achaste :p beijoca

      Eliminar
  8. Sei que não sabes quem sou, mas eu sei quem tu és. Estive na tua palestra, em frente a ti. Tenho a mesma idade que tu, e também eu sonho em escrever um livro... na verdade já escrevi mas não sei o que fazer. Tenho um blog mas não tenho lá grande coisa. Inspiraste-me para voltar a escrever e desta vez tentar publicar. Algum conselho? Obrigada (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá! desculpa, mas só agora vi o teu comentário. vou agora ler o teu blog * mas o meu conselho é que escolhas algumas editoras, envies o teu livro e aguardes pareceres!

      Eliminar
  9. Boa Noite. Primeiro de tudo Parabens! Soube um pouco tarde deste livro mas creio que antes tarde que nunca. Soube por uma pessoa que esteve presente na apresentação e que tem o teu livro, que irei ler assim que acabar o que estou correntemente a ler.
    Apesar de ainda só saber certos detalhes a tua história já mexeu comigo e deu-me força. Força para acreditar que também posso concretizar um sonho e no qual estou a trabalhar há já algum tempo, mas que sempre ficou em segundo plano, por vergonha.

    Aguardo anciosamente a leitura do teu livro e espero sinceramente que tenha o prazer de me cruzar com muitos mais, pois a tua escrita é maravilhosa! Muitos Parabens

    Helena Cotovio de Leiria

    ResponderEliminar
  10. Primeiramente. Parabens! Descobri o teu livro hoje por meio de uma pessoa que esteve presente na sua apresentação e que me falou dele. Fiquei super curiosa e vou lê-lo assim que acabar o que correntemente estou a ler.

    Segundo queria agradecer-te por este texto e simples palavras que me inspiram a acreditar num pequeno sonho que tenho, que é publicar um livro. É um projecto que abracei há alguns anos mas que sempre ficou em segundo plano por vergonha e até mesmo porque não acreditei o suficiente nele. Mas estou mais cnfiante e vou perseguir este sonho. Por isto, muito obrigada.

    De novo os meus parabens. Espero ter o prazer de ler muitos mais livros da tua autoria, pois de facto, tens o dom da palavra e da escrita.

    Cumprimentos,
    Helena Cotovio
    Leiria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelas suas palavras. Espero ser um "exemplo" de que todos os nossos sonhos se podem concretizar, com esforço e dedicação. Muito obrigada mesmo!
      Aguardo ansiosamente a sua opinião acerca do livro.
      Um beijinho Helena!

      Eliminar